v. 1, n. 1, 2025


É com grande satisfação que o Comitê Editorial apresenta a primeira edição da Revista Práticas Pedagógicas Colaborativas (PPC): Construindo saberes e compartilhando experiências.

Esta publicação nasce do desejo de criar um espaço de encontro, partilha e, acima de tudo, de valorização das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da educação básica. Acreditamos que cada experiência vivida na escola carrega saberes, invenções e reflexões que merecem ser registradas e difundidas.

Inspirada no chão da escola, a Revista PPC se constitui como um lugar de escuta e diálogo, reconhecendo a docência como uma prática criadora e colaborativa. Oferecemos um espaço digital para que educadores publiquem seus relatos, planos de aula, metodologias e outras contribuições formativas, fortalecendo a autoria e o protagonismo docente.

Nosso objetivo é que a revista circule entre os profissionais da educação e demais interessados, fomentando uma cultura de práticas educacionais abertas e fortalecendo os vínculos dentro da comunidade escolar.

Que este espaço inspire outros professores a escrever, a experimentar e a compartilhar suas práticas com o coletivo, consolidando uma rede de saberes que se renova no cotidiano da escola pública.